PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Fundações de oncologia pediátrica saúdam recomendação de uso de terapia com células CAR T
2017-07-20
Fonte: Eurekalert

A Stand Up To Cancer e a St. Baldrick's Foundation saudaram a recomendação do Comité Consultivo de Drogas de Oncologia (ODAC) para a aprovação de uma nova terapia revolucionária para uma forma mortal de leucemia por parte do regulador de saúde norte-americano (FDA).

Esta abordagem foi desenvolvida pelas duas fundações. "Quando totalmente comercializado, esta terapia salvará, sem dúvida, a vida de muitas crianças e adultos jovens que não tiveram nenhuma outra terapia efetiva para a leucemia linfoblástica aguda recidivante e refratária”, disse John Maris, oncologista pediátrico no Hospital Pediátrico da Filadélfia, nos Estados Unidos, e líder da Stand Up To Cancer.

De acordo com os investigadores, as duas fundações “têm comprometido milhões de dólares para o desenvolvimento da terapia com células T de recetores de antígenos quiméricos (CAR)"; as equipas também desempenharam um papel importante no desenvolvimento do gerenciamento padronizado da síndrome de liberação de citocinas (SIR), um efeito secundário, potencialmente fatal, do tratamento.

A denominada “equipa de sonho” diz estar muito orgulhosa por desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento geral da terapia com células CAR T e espera que o tratamento esteja disponível para crianças e jovens adultos em todo o mundo.

O Comité votou a favor da recomendação de aprovação de um pedido de licença de produtos biológicos (BLA) da empresa farmacêutica Novartis por parte da FDA; o tratamento destina-se a pacientes de 3 a 25 anos com leucemia linfoblástica aguda das células B recidiva/refratária.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.