PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Curta-metragem revive história de criança que teve cancro aos 4 anos
2017-07-20
Fonte: Público

A curta-metragem “Surpresa” do realizador Paulo Patrício estreou-se no Curtas Vila do Conde e venceu o prémio do público na competição nacional. “Surpresa” conta a história de Alice, uma menina a quem foi diagnosticado um cancro no rim quando tinha apenas 4 anos.

A curta-metragem de 8 minutos retrata um diálogo entre a mãe Joana e a pequena Alice, onde ambas falam sobre a doença que mudou por completo a sua vida familiar.

O som e a imagem de um lápis a riscar no papel e umas manchas negras dão início ao diálogo entre ambas na fase mais duras da doença. “E o que é que aconteceu ao teu corpo quando ficaste doente?”, pergunta a mãe Joana. A filha Alice responde: “Só tinha um rim”.  

O diálogo foi gravado em 2011 quando Alice tinha 4 anos e ficou perdida no arquivo do computador de Paulo. Para o realizador, a ideia de criar esta curta surgiu não com o intuito de fazer um filme sobre a Alice, “mas sim sobre meninos e meninas que estão nas mesmas circunstâncias”.

Em declarações ao P3, Paulo considera que abordar o cancro na infância é algo “muito raro”: “mexeu muito comigo, custou-me ouvir milhares de vezes [o diálogo]” de uma criança de 4 anos que se viu obrigada a crescer cedo demais.

“Surpresa” faz uma viagem ao passado recordando algumas das questões e dos momentos pelos quais Alice passou ao longo da sua luta contra a doença. “É uma conversa muito honesta. Não é uma mãe e uma filha, um adulto e uma criança, são duas pessoas a falar”, descreve. “O filme é positivo, mas há umas partes mais cruas”, diz Paulo.

A curta está ainda selecionada para o festival brasileiro Anima Mundi.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.