PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Casal com filho com neuroblastoma financia tratamentos e investigação de cancro pediátrico no i3S/IPATIMUP
2017-07-06
Fonte: Sapo

Um casal que perdeu um filho que sofria com um neuroblastoma vai doar milhares de euros para financiar tratamentos e investigação na área do cancro pediátrico.
 
Susana e David angariaram verbas para que o seu filho pudesse ser submetido a um tratamento nos Estados Unidos, contudo o dinheiro não chegou a ser usado para esse fim, pelo que optaram por financiar tratamentos de outras crianças e conceder um donativo de 150 mil euros para ser investido na área da investigação do cancro pediátrico.
 
A verba já tem destino e será usada num projeto que envolve dois grupos de investigação do i3S/IPATIMUP, no Porto, e colaboradores da área da neuro-oncologia pediátrica.
 
"A única exigência do casal era que a verba fosse investida na área da oncologia pediátrica e, nesse sentido, optamos pelos gliomas pediátricos, com um projeto muito próximo da clínica", disse José Carlos Machado, líder de um dos grupos de investigação - "Genetic Dynamics of Cancer Cells" - envolvido no projeto.
 
"Mantemos a componente de investigação básica nas áreas da genética e imunologia, mas em colaboração com clínicos da consulta de neuro-oncologia pediátrica e com aplicação direta no tratamento de crianças", acrescenta o investigador.
 
Paula Soares, líder do outro grupo de investigação que integra o projeto – "Cancer Signalling & Metabolism" -, salientou, por sua vez, que o projeto permitirá "identificar a possibilidade das crianças serem submetidas a novos tratamentos dirigidos pelas alterações moleculares das células tumorais".
 
A doação foi formalizada na quarta-feira, dia 5 de julho, no Auditório Mariano Gago, no i3S/IPATIMUP.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.