PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Retinoblastoma em debate em jornadas sobre novas técnicas na área da onco-oftalmologia
2017-06-28
Fonte: press release

As XXVII Jornadas Internacionais de Oftalmologia de Coimbra acolheram recentemente cerca de 30 especialistas nacionais e internacionais que estiveram reunidos ao longo de dois dias, para discutirem novas técnicas e tratamentos da área da onco-oftalmologia e da medicina regenerativa ocular.

Joaquim Murta, diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia de Coimbra (CRIO), explicou que o evento foi dedicado à oncologia e medicina regenerativa ocular, onde os participantes tiveram a oportunidade de partilhar os seus trabalhos ao longo do último ano e meio e discutir novas técnicas e tratamentos.

As jornadas contaram com a participação de especialistas nacionais, bem como de Espanha, Brasil, Venezuela e Canadá.

O especialista recorda que o Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia de Coimbra (CRIO) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi reconhecido, em 2015, como o único Centro de Referência Nacional para Onco-Oftalmologia, sendo responsável, desde então, pelo tratamento de tumores oculares: melanomas oculares e retinoblastomas, este último um tipo de cancro ocular que afeta as crianças.

"Todos os doentes portugueses com tumores oculares são tratados em Coimbra e já não precisam de ir ao estrangeiro como outrora. Tratamos ainda muitos outros doentes oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)", explicou o médico.

O CRIO é ainda especializado no uso de terapias regenerativas da córnea e superfície ocular, que permitem a recuperação de visão em doentes que outrora estavam condenados à cegueira.

Até outubro, a unidade irá colocar em funcionamento um espaço para garantir a transplantação de tecidos oculares e "realizar tratamentos inovadores evitando, mais uma vez, a deslocação dos doentes para o estrangeiro”.

Joaquim Murta concluiu ainda que durante esta semana ficará definido se a sala ficará localizada no CHUC ou na Faculdade de Medicina.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.