PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Oncologista pediátrico defende aumento do número de crianças em ensaios clínicos
2017-05-23
Fonte: Diário de Noticias

O médico Ximo Duarte, oncologista pediátrico no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPO Lisboa), acredita ser vantajosa a participação de mais crianças em ensaios clínicos, até porque, neste tipo de estudos, os pacientes estão muito mais vigiados. 

O oncologista defende a necessidade de criar uma estrutura com meios humanos e financeiros dedicada a esta área abrindo caminho a que mais crianças com cancro pudessem participar em ensaios clínicos deste tipo em Portugal.

Para Ximo Duarte o medicamento mais vantajoso é aquele que é curativo mas que tem menor toxicidade para as crianças; uma crença que contrasta com o facto de crianças com doença oncológica serem tratadas com medicamentos que, na sua maioria, foram testados em adultos. 

Para além da escassez de recursos humanos e financeiros, o médico aponta também burocracia que é necessária ultrapassar pois existem muitas questões, a nível nacional e internacional, à qual se devem obedecer. 

O oncologista defende, por isso, a implementação de uma estrutura que trabalhasse em conjunto com a comunidade médica, perita no apoio clínico e no tratamento do doente, composta por uma parte científica, com clínicos que identificassem ensaios capazes de responder às necessidades de tratamento existentes. 

Ximo Duarte defende ainda a criação de uma estrutura com diversas vertentes, responsável pela coordenação e condução de ensaios, recolha de dados, coordenação dos estudos, que servisse de intermediária com as autoridades, e composta ainda por uma área de angariação de fundos. 

Segundo o próprio médico, atualmente Portugal participa em cinco ensaios clínicos com crianças, sendo que três deles são ensaios internacionais.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.