PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Odor de brinquedos insufláveis pode ser perigoso para crianças
2017-04-27
Fonte: Diário da Saúde

Uma equipa de investigadores do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Processos, na Alemanha, descobriu que o odor intenso característico dos brinquedos e objetos insufláveis, como boias, pode ser perigoso para as crianças por conter compostos químicos potencialmente cancerígenos e mutagénicos.

Durante a pesquisa, foram avaliadas amostras de brinquedos insufláveis, através de uma variedade de técnicas de análise de materiais.

Foram extraídos os odores detetáveis de cada amostra usando métodos de extração com solvente, destilação de alto vácuo e análise por infravermelho.

Os cientistas identificaram, posteriormente, os principais agentes associados a odores específicos utilizando uma combinação de abordagens analíticas, para caracterizar a composição molecular dos cheiros.

Os dados apurados permitiram identificar 32 a 46 odores diferentes em cada amostra de brinquedos insufláveis, 13 dos quais foram considerados intensos.

A maioria dos agentes de odor foi classificada e, entre estes, foram identificados vários compostos de carbonila mono ou di-insaturada e os seus derivados epoxidados e ainda diluentes orgânicos como ciclohexanona, isoforona e fenol.

Estas substâncias químicas são potencialmente perigosas e podem representar riscos para a saúde das crianças, dependendo do grau de exposição e dos níveis de concentração em cada produto, afirmaram os investigadores.

A ciclohexanona, por exemplo, pode ser nociva se for inalada e o fenol é conhecido por ser extremamente tóxico e presumivelmente ter um potencial mutagénico. Já a isoforona é um carcinogénico de categoria 2, o que significa que esta é uma substância suspeita de provocar cancro nos seres humanos.

Os cientistas aconselham os pais a comprarem os produtos insufláveis vários dias antes das crianças as poderem usar e deixá-los ao ar livre, para que uma parte dos compostos químicos seja exalada antes do contacto com os mais pequenos.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a cidade do Porto irá acolher o 18.º Congresso Nacional de...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorre o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
10 Novembro
Nos dias 10 e 11 de novembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza um congresso...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.