PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Radioterapia craniana para tratar cancro pediátrico pode elevar risco de meningiomas
2017-03-30
Fonte: Cancer Therapy Advisor

Sobreviventes de cancro infantil expostos à radioterapia craniana estão em risco de desenvolver meningiomas mais tarde na vida, levando a sequelas neurológicas e mortalidade, de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Oncology.

A relação entre a exposição pediátrica à radioterapia craniana e o desenvolvimento subsequente de meningiomas (tumores que têm origem nas meninges, tecidos que revestem e protegem o sistema nervoso central) e morbilidades associadas não é bem compreendida, o que torna as recomendações de rastreio difíceis de desenvolver. 

Os meningiomas representam cerca de 30% dos tumores intracranianos primários e a grande maioria é benigno, sendo que apenas alguns tipos raros estão associados a características malignas e pior evolução.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados de 4 221 pacientes incluídos no Childhood Cancer Survivor Study (CCSS) para determinar as taxas de mortalidade e doenças associadas ao desenvolvimento de meningiomas.

A idade média de análise foi de 32 anos e 169 sobreviventes relataram 199 meningiomas. Os fatores de risco para meningiomas subsequentes incluíram ser de uma idade mais jovem no diagnóstico primário, maior exposição à radiação e ser do sexo feminino. 

A maioria dos pacientes com meningiomas subsequentes apresentou casos benignos (97%). A taxa de sobrevivência a cinco anos foi de 91%. Registaram-se, no entanto, elevadas taxas de sequelas neurológicas entre os sobreviventes diagnosticados com meningioma subsequente, incluindo "convulsões, deficits auditivo-vestibulares-visuais, disfunção neurológica focal e dores de cabeça graves".

Um quinto dos pacientes apresentou pelo menos uma nova sequela neurológica seis meses antes ou após o diagnóstico de meningioma.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
 
 
 
 
 
 
26 Abril
A 25.ª edição do Porto Cancer Meeting está agendada para os dias 26 e 27 de abril, subordinada ao...
09 Maio
De 9 a 11 de maio, realizam-se as XIX Jornadas de Pediatria de Évora, subordinadas ao tema...
10 Maio
O 3.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.