PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Pediatria do IPO de Lisboa distinguido com 1.º prémio Rui Osório de Castro/Fundação Millennium BCP
2017-03-13
Fonte: IPO de Lisboa

O 1.º prémio Rui Osório de Castro/Fundação Millennium BCP distinguiu um projeto de investigação do serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPO de Lisboa) que tem como finalidade reduzir os tempos de internamento das crianças com neutropenia febril.  
 
Joaquin Duarte, o pediatra do IPO de Lisboa conhecido como Dr. Ximo, decidiu focar o seu trabalho na neutropenia infantil e estudar “determinados parâmetros que permitirão identificar um conjunto de fatores favoráveis para que as crianças possam ter alta do hospital mais cedo, prosseguindo o tratamento antibiótico oral em casa e com segurança”.

A neutropenia infantil, uma consequência dos tratamentos de quimioterapia, caracteriza-se pela redução acentuada dos glóbulos brancos, o que aumenta o risco de infeções graves. “Por isso, quando uma criança sujeita a quimioterapia faz febre, os médicos optam pelo seu internamento e pela administração de antibióticos por via endovenosa. Nalguns casos, os internamentos podem ser prolongados”, explica o especialista.

A pesquisa sobre “O papel da procaltitotina e outras variáveis na mudança da antibioticoterapia endovenosa para oral nas crianças com doença oncológica e neutropenia febril” - foi apresentada no 3º Seminário de Oncologia Pediátrica no passado mês de fevereiro e conquistou o 1.º prémio Rui Osório de Castro/Fundação Millennium BCP, no valor de 15 mil euros.      
  
Segundo o júri do Prémio, a pesquisa do IPO de Lisboa foi o “projeto que mais contribui para desenvolver a melhoria dos cuidados prestados às crianças com doença oncológica. A mudança da antibioticoterapia endovenosa para oral permitirá melhorar a qualidade de vida das crianças com neutropenia febril e das suas famílias e comporta um baixo risco de complicações médicas e de reinternamento”.

O dinheiro do prémio vai ser usado na compra dos reagentes necessários para prosseguir com o trabalho que tem uma duração prevista de dois anos e envolve três pediatras do IPO de Lisboa: o coordenador Joaquin Duarte, Pierre Gonçalves e Teresa Martins.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
 
 
01 Julho
No dia 1 de julho, a Fundação Rui Osório de Castro (FROC) organiza o seu evento anual de angariação...
22 Setembro
A 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) irá organizar um evento onde a realidade...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorrer o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.