PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Hospital Pediátrico de Coimbra terá projetos interativos de ciência para as crianças
2017-02-06
Fonte: press release

O Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem agora módulos de ciência ao dispor das crianças e jovens internados nos seus serviços. 

Ao todo são 12 os módulos criados no âmbito do projeto “A Ciência faz bem” do Exploratório-Ciência Viva Coimbra, que tem como finalidade “aproveitar a capacidade da ciência, trazê-la ao encontro das crianças que estão internadas e privadas do seu convívio habitual para, neste contexto, poderem ter uma visão moderna da ciência", revelou José Martins Nunes, presidente do Hospital Pediátrico do CHUC.

Os módulos interativos pretendem contribuir para ajudar as crianças "a diminuírem o sofrimento e o dos pais, porque estar no hospital tem sempre uma certa carga" negativa, tornando o hospital também “num espaço de conhecimento".

A iniciativa pioneira em Portugal “é bastante benéfica” na opinião do responsável e proporcionará o contacto com a ciência às crianças e jovens internados, que, no caso do Pediátrico de Coimbra, rondam, em média, os 80. 

José Martins Nunes reforça que "quando os jovens, por motivos de saúde, têm de permanecer no hospital, quanto mais próximo estiverem da sua vida diária menores serão os impactos no seu crescimento e desenvolvimento, pelo que esta é uma oportunidade de interagir e de continuar a desenvolver, de uma maneira agradável, os seus conhecimentos".

Paulo Trincão, diretor do Exploratório, revela que esta é uma experiência inovadora em Portugal e que se baseia no conhecimento através da experimentação, a fim de "criar o bem-estar possível numa situação de stress" das crianças.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.