PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Peixe zebra pode ser a chave para combater a leucemia infantil
2017-01-06
Fonte: Sentinel Source

Um estudo feito pela Universidade Estadual de Wayne, nos Estados Unidos, indica que a chave para a deteção precoce da leucemia infantil pode vir a ser encontrada em milhares de pequenos peixes zebra que nadam ao redor do laboratório.

O projeto de pesquisa está a utilizar esta espécie de peixes para identificar os fatores genéticos e ambientais que, combinados, podem levar ao desenvolvimento de leucemia infantil, o cancro mais comum em crianças e adolescentes.

Numa primeira fase, e com o apoio financeiro da Kids Without Cancer, os investigadores foram capazes de criar peixes zebra com os genes da leucemia humana. Neste momento, procuram a causa que faz com que algumas crianças com esses genes desenvolvam leucemia e outras não.

Ao utilizar peixes praticamente transparentes, os especialistas podem ver a coluna vertebral e o sangue a mover-se ao longo de todo o animal, o que permite perceber rapidamente se o peixe sofre ou não de leucemia, tendo em conta que quando a doença se desenvolve, o peixe fica branco.

Outra das razões pelas quais os investigadores estão a utilizar peixes zebra, prende-se com o facto de estes animais serem muito mais baratos de utilizar do que os tradicionais ratos de laboratório.

Para além disso, estes animais dão a possibilidade aos investigadores de introduzir vários "gatilhos" em milhares de peixes em simultâneo, o que lhes permite estudar um grande número de peixes com a doença ao mesmo tempo, pois o peixe zebra produz milhares de descendentes.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
 
 
 
 
 
 
26 Abril
A 25.ª edição do Porto Cancer Meeting está agendada para os dias 26 e 27 de abril, subordinada ao...
09 Maio
De 9 a 11 de maio, realizam-se as XIX Jornadas de Pediatria de Évora, subordinadas ao tema...
10 Maio
O 3.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.