PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Eventos trombóticos venosos sintomáticos complicam sobrevivência em crianças com cancro
2016-12-16
Fonte: Healio

Crianças com cancro que sofrem eventos trombóticos venosos sintomáticos apresentam piores resultados no combate a doença, segundo as conclusões de um estudo populacional realizado no Canadá.

"Existe um corpo significativo de dados publicados sobre eventos trombóticos venosos sintomáticos (TEV), que são uma complicação bem reconhecida em pacientes pediátricos de cancro", referiu Ketan Kulkarni, hematologista/oncologista pediátrica envolvida no estudo.

A especialista reforça que "há uma grande quantidade de dados sobre a incidência de TEV e os seus fatores de risco; no entanto, a sua associação com os resultados de sobrevida em pacientes pediátricos com cancro ainda não estão bem estudados, e não está clara a sua associação ".

Os pesquisadores usaram um banco de dados de pacientes tratados no IWK Health Center - que trata todos os pacientes oncológicos pediátricos de Nova Scotia, Nova Brunswick e Prince Edward Island - para avaliar os resultados de sobrevivência e a sua relação com a incidência de TEV em 936 crianças.

A média de idade de diagnóstico das crianças com o problema foi de 10,1 anos e os cancros mais comuns nessas crianças foram leucemia, linfoma, sarcoma e tumor cerebral.

Os resultados indicam que "os pacientes possivelmente em maior risco de morte são mais propensos a serem diagnosticados com TEV", mas serão necessárias mais pesquisas para perceber melhor esta relação, alertam os cientistas.

 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.