PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Oncologia Pediátrica do Centro Hospitalar de São João distinguida como centro de referência
2016-10-20
Fonte: Lusa

O serviço de Oncologia Pediátrica do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), no Porto, foi uma das 11 áreas clínicas da unidade a serem consideradas centros de referência nacional.

A unidade hospitalar recebeu Certificação e Acreditação nacional para as áreas clínicas de Oncologia Pediátrica, Cardiologia de Intervenção Estrutural, Cardiopatias Congénitas, Doenças Hereditárias do Metabolismo, Oncologia de Adultos - Cancro do Esófago, Oncologia de Adultos - Cancro do Testículo, Oncologia de Adultos - Cancro do Reto, Oncologia de Adultos - Cancro Hepatobilio/Pancreático, Transplante de Rim Adultos, Epilepsia Refratária e Transplante de Coração de Adultos.

A unidade refere ainda que lançou também a candidatura de duas áreas a centros de referência europeus: a área das doenças hereditárias e do metabolismo (já distinguida), e outra área ainda não identificada nacionalmente como centro de referência que é a área do cancro genético.

O CHSJ e a Direção-Geral da Saúde (DGS) assinaram já contratos destinados ao processo de certificação e acreditação das 11 unidades, agora centros de referência.

O diretor-geral da Saúde Francisco George, sublinha que “estes contratos são da maior importância no quadro de Portugal, incluindo as regiões autónomas, porque estas unidades podem receber doentes de todo o país” deixando assim agora “de prevalecer a referência geográfica da residência do doente para passar a ser mais importante a referência em relação ao tratamento da doença”.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.