PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Dia Internacional dos Cuidados Paliativos assinalou-se este sábado
2016-10-17
Fonte: DGS

O Dia Internacional dos Cuidados Paliativos assinalou-se este sábado, 15 de outubro, com o objetivo de sensibilizar a população em geral e a comunidade médica em particular para a importância do acesso a esse tipo de cuidados.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os cuidados paliativos são “uma resposta às necessidades dos doentes que apresentam doença avançada, incurável e progressiva, e/ou com intenso sofrimento, com múltiplos sintomas em evolução, tendo como objetivo principal a garantia da melhor qualidade de vida aos doentes e sua família”. 

Os pilares básicos dos cuidados paliativos “assentam no controlo de todos os sintomas físicos e psicológicos, na comunicação eficaz e terapêutica, no cuidado à família e no trabalho em equipa interdisciplinar, em que todos se centram numa mesma missão e objetivos”, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os profissionais que trabalham em cuidados paliativos têm ainda como responsabilidade “desmistificar mitos e preconceitos inerentes a estes cuidados de saúde, que são tão importantes como os preventivos, curativos ou os de reabilitação”, destaca a DGS.
 


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
15 Março
O III Congresso Internacional de Imagem Médica e Radioterapia realiza-se em Castelo Branco, entre...
16 Março
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro irá organizar, em Coimbra, no dia 16...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.