PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


APCP lança campanha de sensibilização e lembra que cuidados paliativos são direito humano básico
2016-10-10
Fonte: press release

“Qualidade e dignidade até ao fim” é o mote da mais recente campanha de informação promovida pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).

A campanha, que surge já na sua 3.ª edição e assinala o Mês dos Cuidados Paliativos, em outubro, tem como objetivo sensibilizar a população e reiterar que os cuidados paliativos são um direito humano básico a todas as pessoas portadoras de doenças crónicas e limitantes.

A ação surge associada à mensagem da Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), que defende que "viver e morrer com sofrimento não é algo que tenha de acontecer”.

Manuel Luís Capelas, presidente da APCP, sublinha que “em Portugal, por ano, cerca de 89 mil doentes necessitam de cuidados paliativos, no entanto, cerca de 50% dos doentes referenciados acabam por morrer sem terem acesso aos respetivos cuidados”, pois Portugal está muito abaixo das recomendações internacionais no que diz respeito a este tipo de serviços: tem apenas “uma equipa de cuidados paliativos domiciliários por 590 mil habitantes” em vez de uma por cada 100 mil habitantes recomendada.

O presidente da APCP explica que “este ano, face à realidade dos números, decidimos apostar numa campanha com uma mensagem preliminar: desafiar as pessoas a vestirem a camisola pelos cuidados paliativos. Pretendemos, desta forma, que a população em geral, doentes, familiares, profissionais de saúde e decisores políticos reflitam sobre o atual estado destes cuidados a nível nacional e exijam uma mudança de paradigma”.

“A falta de conhecimento e informação por parte da população e, infelizmente, também por parte dos profissionais de saúde, continua a ser o principal entrave ao desenvolvimento destes cuidados no nosso país” reforça o especialista.

Com o objetivo de combater esta realidade, a APCP lança um spot informativo de televisão e rádio, com a participação dos locutores Vasco Palmeirim e Carla Rocha, que será difundido, durante todo o mês de outubro, pela SIC, TVI, RTP, Antena 1, Cinemas NOS e Metro do Porto.

A t-shirt #ateaofim poderá ser adquirida através do website da APCP mediante um donativo no valor de cinco euros. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
21 Outubro
No dia 21 de Outubro, a Make-A-Wish organiza a 5ª Edição do Cycle-A-Wish by Night. As...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a cidade do Porto irá acolher o 18.º Congresso Nacional de...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorre o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.