PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Liga dos Pequeninos cria sala de estimulação sensorial para crianças em ambiente hospitalar
2016-10-10
Fonte: press release

A Liga dos Pequeninos - Amigos do Hospital Pediátrico de Coimbra vai criar um centro de estimulação sensorial para crianças em ambiente hospitalar, com recurso a prémios monetários no valor de 34 500 euros.

O centro pretende disponibilizar no Hospitalar Pediátrico de Coimbra "um misto de contributos terapêuticos não invasivos, que melhorem os comportamentos típicos de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, promovendo a sua inclusão social", indica a associação no comunicado.  

"Trata-se do primeiro centro de estimulação sensorial 'snoezelen' em ambiente hospitalar pediátrico do país e da primeira instituição nacional a utilizar auscultadores de transdução óssea (premiados com os Bett Awards 2015) para melhoria da fala, comunicação e estimulação cerebral", refere o documento.

A nova sala deverá entrar em funcionamento no início de janeiro de 2017 e apoiar cerca de três mil crianças, "quando estiver a funcionar em pleno".

O futuro espaço pretende intervir no espetro do autismo, problemas de desenvolvimento, distúrbios de integração sensorial, défice de atenção/hiperatividade, deficiência intelectual, sequelas cerebrais, paralisia cerebral - anoxia neonatal, perturbações da linguagem, doenças metabólicas, síndrome demencial, AVC, problemas de memória, ansiedade, pânico e depressão, entre outras.

O projeto "Coimbra Inclusiva - Sala de Snoezelen" da Liga dos Pequeninos é financiado pela Fundação Jumbo para a Juventude, com 24 500 euros, e pela farmacêutica Roche, em dez mil euros.

O apoio vai permitir a aquisição de material especializado (cama de água quente com música incorporada, sistema de som, coluna de bolhas de água, almofada de ar, sofá vibratório, fibras óticas, pavimento tátil, entre outros), a formação de profissionais e a remodelação do espaço.

A Liga dos Pequeninos é uma associação que promove projetos sociais que contribuam para que o Hospital Pediátrico de Coimbra seja, "cada vez mais, uma instituição humanizada, eficiente e de elevado grau de credibilidade e confiabilidade".
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.