PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Pais de crianças com cancro por vezes arrependem-se de decisões
2016-09-21
Fonte: Reuters

Os pais de crianças com cancro têm muitas vezes que tomar decisões difíceis e um novo estudo sugere que um em cada seis arrepende-se de algumas das suas escolhas.

Muitas vezes, os médicos podem recomendar um tratamento claramente preferível mas, às vezes, tal como aponta a principal autora do estudo, Jennifer Mack, oncologista pediátrica no Instituto Dana-Farber e no Hospital de Cancro Infantil de Boston, nos Estados Unidos, os pais precisam de tomar decisões de extrema importância, sobre, por exemplo, se o filho deve participar num ensaio clínico, ou se a criança deve ser sujeita a uma cirurgia.

Os pais sentem muitas vezes que não têm controlo da situação quando o seu filho é diagnosticado com cancro e tomar decisões sobre o seu tratamento é a única coisa que está ao seu alcance.

"Queríamos tentar entender o que experienciam os pais e quando olham para as suas tomadas de decisão, como se sentem sobre elas", refere a especialista num artigo publicado no Journal of Clinical Oncology.

A equipa de Jennifer Mack examinou 346 pais de crianças com cancro em dois centros médicos norte-americanos (um pai por família) ao longo de 12 semanas após o diagnóstico de cancro.

As conclusões revelaram que 54 (16 por cento) arrependeram-se das suas decisões. Cerca de um terço não se arrependeu das suas decisões e faria as mesmas escolhas, enquanto 45 por cento tinham algumas dúvidas.

Questões de comunicação foram associadas à forma como os pais se sentiam sobre as suas decisões. Os progenitores eram menos propensos a sentir arrependimento se revelassem ter recebido informações detalhadas sobre o prognóstico, se confiassem no médico do seu filho ou se estivessem confortáveis no seu papel de tomada de decisão.

A equipa considera que é importante para os pais poderem conversar abertamente com os profissionais que tratam dos seus filhos e não se sentirem forçados ou pressionados a tomar decisões.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.