PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Ação de rua da APCL quer unir portugueses contra o linfoma
2016-09-15

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) vai realizar hoje, 15 de setembro, Dia Mundial do Linfoma, a iniciativa “Bolas de Sabão pelo Linfoma”, uma ação de sensibilização que pretende alertar os portugueses para esta patologia oncológica, que afeta cerca de 1 700 portugueses por ano.

Esta ação terá lugar na Praça Dom Luís (junto do Mercado da Ribeira), em Lisboa, pelas 11h00, onde a APCL estará a distribuir informação e a convidar todas as pessoas a participarem na primeira largada de bolas de sabão pelo linfoma.

As bolas de sabão pretendem simbolizar uma das principais manifestações da doença: o aumento dos gânglios linfáticos, em forma de bola.

Além deste evento, a APCL irá realizar uma sessão de esclarecimento para os doentes na sede da associação, pelas 16h00. As participações estão sujeitas a uma inscrição prévia através do e-mail geral@apcl.pt. As inscrições são limitadas.

O linfoma é um tumor maligno que resulta do crescimento anormal de células do sistema linfático e é considerado umas das dez principais causas de morte por cancro na Europa.

Os sintomas do linfoma são pouco específicos porque são comuns a um grande número de doenças, o que dificulta o diagnóstico inicial. O sintoma mais frequente é o aparecimento de um gânglio linfático aumentado de tamanho, que não causa dor e pode estar localizado no pescoço, axilas ou virilhas.

Outros sintomas que podem surgir são: suores intensos durante a noite, febre sem explicação, cansaço extremo e perda de peso inexplicável. Por vezes, não existem quaisquer sintomas e o linfoma é descoberto de forma acidental durante um exame médico de rotina.

Mais informações podem ser consultas em www.linfoma.com.pt e www.infocancro.com.
 


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.