PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Conhecida morfologia das células que dão origem ao sarcoma
2011-02-18
Fonte: Science Blog

Uma pesquisa do Oregon Health & Science University Hospital Doernbecher infantil identificou a célula que dá origem ao desenvolvimento do sarcoma. Os investigadores responsáveis acreditam que este tumor é semelhantes em adultos e nas crianças, em termos de biologia e mutações e nas células que lhe dão origem.

O estudo publicado na revista Cancer Cell descreve que a descoberta da célula que está na origem do sarcoma, tumor que afecta geralmente os músculos da criança, pode ter resultados práticos nos tratamentos futuros, no sentido em que possibilitará o desenvolvimento de terapêuticas que não recorram a terapia e que actuem directamente sobre determinados alvos-moleculares, bloqueando directamente os factores de crescimento do tumor e impedindo a sua progressão.

As crianças que são afectadas por este tipo de cancro têm uma taxa de sobrevivência relativamente reduzida, embora seja superior à dos adultos. A descoberta anunciada revela-se assim importante, no sentido em que, pela primeira vez, foi possível identificar o tipo de células que dão origem a este tumor e conhecer a sua morfologia. 

O principal investigador do estudo, Charles Keller, sublinha que o novas terapias-alvo podem beneficiar determinados sub-grupos de doentes, sobretudo os que são afectados com tumores de origem hereditária, lembrando que uma das abordagens possíveis poderia passar por administrar medicamentos directamente nos tumores localizados nos músculos, promovendo o crescimento fibras musculares saudáveis.  

Keller explica que a taxa de sobrevivência para este tipo de tumor nas crianças não sofreu melhorias nas últimas quatro décadas e que as terapias usadas frequentemente no tratamento, entre radioterapia, quimioterapia ou cirurgia, já não surtem os efeitos desejados.

A próxima abordagem passa por realizar um ensaio clínico nacional de um inibidor do factor de crescimento dos sarcomas em crianças. A pesquisa será levada a cabo através do Programa de Desenvolvimento de Oncologia Terapêutica do Hospital OHSU Doernbecher infantil e financiada pelo CureSearch para o cancro infantil, uma rede nacional de hospitais, médicos e cientistas que desenvolvem novos tratamentos nesta área.

Este tipo de terapia adaptada, que actua directamente sobre o tumor, foi utilizado pela primeira vez em 2009 para tratar a leucemia milóide crónica por Brian J. Druker, director do Knight OHSU Cancer Institute. A terapêutica possibilitou o crescimento de células saudáveis, tornando esta doença terminal num tipo de patologia crónica tratável.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.