PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Descobertos genes implicados no desenvolvimento de sarcomas na infância e em jovens adultos
2016-08-15
Fonte: The Guardian

Os sarcomas afetam desproporcionalmente crianças e jovens adultos, mas os pesquisadores descobriram agora uma série de genes ligados a este tipo de cancro, o que pode aumentar as esperanças de melhores tratamentos.

Os sarcomas podem desenvolver-se numa variedade de tecidos incluindo músculo, osso, tendões e vasos sanguíneos. Embora possam ocorrer em todos os grupos etários, eles representam 15% de todos os tumores infantis e mais de 10% dos cancros em pessoas com idades entre os 15 e os 24 anos.

Embora estudos anteriores ja tenham revelado uma ligação entre vários genes e um aumento do risco de sarcomas, a nova pesquisa sinalizou muitos mais, incluindo mutações em genes como o BRCA2, conhecido por estar envolvido no desenvolvimento do cancro da mama.

Ian Judson, coautor da pesquisa do Instituto de Pesquisa em Cancro e do The Royal Marsden, no Reino Unido, indica que "a natureza hereditária de uma proporção substancial de sarcomas nunca tinha sido relatada antes".

O investigador acredita que a nova pesquisa pode levar a tratamentos mais adequados para os indivíduos, no sentido em que ao perceber melhor “o mecanismo pelo qual o cancro surge estaremos em melhor posição para encontrar o tratamento certo".

A pesquisa, que envolveu uma equipa internacional de cientistas, foi realizada com 1 162 pacientes com 15 anos ou mais diagnosticados com sarcoma e 6 545 indivíduos saudáveis.

Para explorar possíveis fatores genéticos na origem da doença, os pesquisadores analisaram o ADN de cada paciente e examinaram 72 genes conhecidos por estarem associados a um risco aumentado de pelo menos um tipo de cancro.

O estudo concluiu que 55% dos doentes tinham uma mutação potencialmente prejudicial em, pelo menos, um destes genes, e pouco mais de 20% apresentavam uma destas variações genéticas.

Os resultados publicados na revista The Lancet Oncology também podem abrir novas possibilidades para testar e monitorizar pessoas em risco de virem a sofrer de sarcomas.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.