PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Musicoterapeutas exigem reconhecimento do seu papel sobre doentes em cuidados paliativos e outros serviços
2016-08-10
Fonte: press release

A Associação Portuguesa de Musicoterapia (APMT) acaba de lançar uma petição, que conta já com quase 1 200 assinaturas, na qual exige o reconhecimento da profissão de musicoterapeuta, ficando legislado quem pode exercer esta prática. 

A musicoterapia atua desde a idade pré-natal até ao fim da vida. Rita Maia explicou que os musicoterapeutas também “trabalham em cuidados paliativos e em fase terminal de vida ou de consciência alterada e em processos de reabilitação e de prevenção”.

"A nossa grande meta agora é o reconhecimento profissional", afirmou a vice-presidente da APMT, Rita Maia, adiantando que o objetivo é atingir pelo menos quatro mil assinaturas para que a petição possa ser discutida na Assembleia da República.

A musicoterapeuta afirma que o reconhecimento da profissão se torna importante porque há "falta de conhecimento e de validação", sendo esta terapia, por vezes, praticada por pessoas não qualificadas, enquanto, nalguns países, a profissão já se encontra devidamente regulada e integrada nos serviços de saúde.

Em Portugal, não existem números oficiais sobre musicoterapeutas, pelo que a APMT está a realizar um levantamento nacional do número de técnicos de musicoterapia a trabalhar no ativo e em que regiões do país, estimando-se que, até à data, existam cerca de 50 musicoterapeutas a nível nacional.

Internacionalmente, a musicoterapia está mais desenvolvida em países como o Reino Unido, Áustria, Alemanha, Noruega, Espanha e Israel, havendo várias instituições espalhadas em cada um destes países.

A musicoterapia surgiu nos Estados Unidos após a 2.ª Guerra Mundial para tratar essencialmente doentes com stress pós-traumático e como alternativa complementar à medicação. 

Em Portugal, é no final dos anos 80 que surgem as primeiras pessoas interessadas em praticar esta terapia.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.