PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Novo método estatístico identifica problema de saúde a longo prazo em sobreviventes de cancro infantil
2016-08-05
Fonte: Science Daily

Pesquisadores do Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo método estatístico que mostrou que as doenças cardiovasculares relacionadas com a terapia contra o cancro infantil têm efeitos secundários a longo prazo sobre as crianças que sobrevivem a um linfoma Hodgkin.

A pesquisa revela que estas crianças não só têm mais problemas cardiovasculares do que os adultos que não tiveram cancro na infância, como estes são mais graves. 
A equipa criou um método estatístico designado por "carga cumulativa" para capturar melhor a distribuição e magnitude da doença crónica em sobreviventes de cancro infantil. 

Os dados mostraram que as 50 anos de idade, os sobreviventes de um linfoma de Hodgkin tinha mais do que o dobro dos problemas cardiovasculares do que os adultos que não tiveram cancro na infância. 

Os sobreviventes também foram cinco vezes mais propensos a ter doenças cardíacas graves, fatais ou com risco de vida.

A pesquisa publicada na revista The Lancet Oncology deve abrir caminho a novos esforços para reduzir e gerir melhor os efeitos tardios do tratamento do cancro.

"Com as taxas de cura do cancro pediátrico em máximos históricos, a questão que se coloca e qual o legado para a cura? Estamos a fazer um trabalho melhor em manter os pacientes vivos, mas inferior na abordagem das doenças crónicas que são, por vezes, o preço a pagar pela cura", revela o primeiro autor do estudo, Nickhill Bhakta.

O método deve ajudar os pesquisadores a melhorar as orientações de rastreio de saúde para os sobreviventes e a criar melhores ensaios clínicos destinadas a manter elevadas taxas de cura reduzindo, ao mesmo tempo, os efeitos tardios do tratamento. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.