PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Estimativas mundiais apontam que a cada dois minutos uma criança é diagnosticada com cancro
2016-07-25
Fonte: E Hospice

As últimas estimativas mundiais indicam que 300 mil crianças entre os 0 e os 19 anos de idade são diagnosticadas com cancro infantil em todo o mundo, a cada ano, números que representam uma criança a cada dois minutos. 

Estas estatísticas baseiam-se em estimativas da Agência Internacional para Pesquisa sobre o Cancro (IARC), entidade especializada em cancro da Organização Mundial da Saúde (OMS), e da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC).

"Sabemos que a cada dois minutos uma criança é diagnosticada com cancro em todo o mundo, ao invés de a cada três minutos, como indicavam estudos anteriores. Temos subestimado o número de crianças afetadas pelo cancro", sublinha Becky Chapman Weaver, chefe da missão oficial da Fundação de St. Baldrick.

A Fundação St. Baldrick é um dos maiores financiadores privados de bolsas de investigação sobre o cancro da infância nos Estados Unidos. A fundação tem-se empenhado em aumentar a sensibilização para estas novas estatísticas e destacar a necessidade de financiamento destinado à investigação sobre o cancro da infância. 

Os números agora apurados representam um aumento significativo em relação aos casos anteriormente relatados de 165 mil diagnósticos por ano. 

A estatística anterior só incluía dados de crianças entre as idades de 0 a 14 anos, enquanto a pesquisa atual inclui uma amostra mais precisa e de alta qualidade.

Eva Steliarova, cientista da IARC, reforça que "o cancro infantil é um problema de saúde pública, e mais recursos e pesquisas são necessários para melhorar o diagnóstico, tratamento e infraestruturas". 

Para a especialista, "atualmente, muitas regiões do mundo ainda não têm qualquer informação sobre a prevalência de cancro em crianças e carecem de recursos adequados para fornecer informações de alta qualidade. Estamos felizes por saber que os financiadores de pesquisa de cancro têm conseguido aumentar a consciencialização sobre o verdadeiro impacto do cancro na infância”. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30
 
28 Setembro
Nos dias 28 e 29 de setembro acontecerá o Congresso Multiprofissional – Hospital de Dona Estefânia...
29 Setembro
Nos dias 29 e 30 de setembro, terá lugar o CMIN SUMMIT 17, este ano dedicado ao tema...
14 Outubro
No dia 14 de Outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos organiza o seminário "Vida com...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.