PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Novo ensaio clínico europeu recruta pacientes com cancros pediátricos refratários
2016-07-21
Fonte: Clinical Trials

Um novo ensaio clínico que se realizará em diferentes países da Europa a fim de testar diferentes moléculas no combate a cancros pediátricos refrátarios já está a recrutar pacientes.

Estes primeiros protocolos europeus de perfis moleculares têm por objetivo determinar múltiplas alterações que podem levar ao desenvolvimento de cancros recorrentes pediátricos. 

O estudo irá testar fármacos que não são normalmente usados em cancros pediátricos mas sobre os quais pesquisas científicas anteriores sugeriram que existem fortes possibilidades de estes poderem ser úteis.  

A diversidade e heterogeneidade das alterações moleculares detetadas e o baixo número de pacientes pediátricos exigem um ensaio especificamente adaptado e inovador para as opções de tratamento atribuídas, a fim de satisfazer as necessidades médicas não atendidas atualmente.

O ensaio pretende avaliar a eficácia de determinados fármacos que, de momento, não podem ser adequadamente administrados em pacientes pediátricos na Europa, tendo como objetivos primários medir a resposta tumoral objetiva e avaliar o período de tempo até à progressão com as diferentes moléculas.

As mutações nos cancros pediátricos são muitas vezes partilhadas por um número pequeno de pacientes, o que limita a realização de ensaios clínicos por grupo de tipo de cancro, daí a importância desta pesquisa, que irá avaliar e agrupar os pacientes consoante as mutações que apresentam, independentemente do tipo de cancro.

O estudo destina-se a crianças e jovens com idades até aos 18 anos e será levado a cabo em diferentes países da Europa, entre os quais França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido. No entanto, até à data, está apenas em marcha o recrutamento de pacientes para os ensaios que vão começar em França.

Os primeiros resultados do estudo serão conhecidos em dezembro de 2020. Mais informações disponíveis aqui.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
22 Fevereiro
O 26.º Encontro de Pediatria, organizado pela ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra,...
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
15 Março
O III Congresso Internacional de Imagem Médica e Radioterapia realiza-se em Castelo Branco, entre...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.