PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Cientistas acreditam estar mais perto de criar vacina universal contra cancro
2016-06-15
Fonte: Telegraph

Um grupo de cientistas alemães descobriu uma forma de reprogramar as células do sistema imunológico no combate ao cancro, através de uma vacina.

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Gutenberg Johannes acreditam estar mais perto de criar uma vacina universal contra o cancro, que injeta pequenas partículas de código genético no corpo, que viajam para as células do sistema imunológico, com o objetivo de as ensinar a reconhecer tumores específicos.

A equipa testou a técnica em ratinhos e refere que as suas descobertas mostram que o código genético pode ser programado para qualquer tipo de cancro, a fim de provocar uma forte resposta imunitária.

A vacina recorre a pequenos pedaços do código genético que são colocados numa nanopartícula para que esta seja atraída para as chamadas células dendríticas do sistema imunológico no baço, linfonodos e medula óssea.

Num artigo publicado na revista Nature, a equipa explica que a terapêutica foi testada em apenas três pacientes e mostrou boa tolerância, mas reforça a necessidade de ensaios clínicos maiores para confirmar a sua segurança.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
22 Fevereiro
O 26.º Encontro de Pediatria, organizado pela ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra,...
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
15 Março
O III Congresso Internacional de Imagem Médica e Radioterapia realiza-se em Castelo Branco, entre...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.