PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Nutricionistas lançam catálogo inédito com termos clínicos de nutrição padronizados
2016-06-09
Fonte: press release

A Ordem dos Nutricionistas (ON) lançou um catálogo inédito dirigido aos profissionais de saúde que trabalham nesta área, onde define nomenclaturas usadas na prática de medicina de nutrição, a fim de padronizar os termos clínicos e, deste modo, melhorar os cuidados de saúde aos doentes.

O primeiro Catálogo Português de Nutrição (CPN) contém uma tabela de nomenclaturas na área de nutrição, relacionada com diagnósticos e intervenções, para melhor cuidar de doentes no combate e na prevenção de diferentes patologias, entre as quais doenças oncológicas, doença cardiovascular ou desnutrição em grupos populacionais mais vulneráveis.

O documento foi desenvolvido pela Ordem dos Nutricionistas e pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e contou com o apoio da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A ON reforça que este instrumento de trabalho, inédito em Portugal, surgiu do reconhecimento da necessidade de criar uma terminologia padronizada na prática clínica das ciências da nutrição, a fim de melhorar a segurança e qualidade dos cuidados para os utentes e as condições da prática clínica entre os nutricionistas.

O catálogo visa a “otimização contínua dos cuidados de saúde” e foi criado com a finalidade de poder vir a ser adotado por todos os profissionais.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.