PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


FROC abre hoje candidaturas ao 1.º Prémio Rui Osório de Castro / Millennium bcp
2016-06-01

A Fundação Rui Osório de Castro (FROC) lança hoje, 1 de junho, data que assinala o Dia Mundial da Criança, as candidaturas ao Prémio Rui Osório de Castro / Millennium bcp, que pretende distinguir um projeto relevante na área da oncologia pediátrica.
 
O cancro é a primeira causa de morte não acidental na população infantojuvenil e a Fundação Rui Osório de Castro, que tem por missão a divulgação de informação e a promoção da investigação científica em oncologia pediátrica, pretende distinguir projetos que contribuam para a diminuição da incidência de cancro infantil.

O Prémio Rui Osório de Castro / Millennium bcp, no valor de 15.000€, será atribuído anualmente, a partir de 2017, e assume-se, por isso, como uma peça-chave no desenvolvimento e/ou manutenção de projetos capazes de incentivar e promover a melhoria dos cuidados prestados às crianças com doença oncológica.

Podem candidatar-se ao Prémio Rui Osório de Castro/Millennium bcp pessoas singulares, grupos de trabalho ou instituições sem fins lucrativos que apresentem a concurso um projeto relevante na área da oncologia pediátrica, nomeadamente, estudos científicos, projetos de investigação, assim como formação específica ou projetos com impacto psicossocial. 

O projeto a apresentar deverá ser realizado em Portugal ou, tratando-se de um estudo internacional, terá obrigatoriamente que envolver/registar crianças portuguesas com doença oncológica. 

As candidaturas devem ser entregues por e-mail entre 1 de junho e 30 de outubro de 2016 e o projeto vencedor será apresentado em fevereiro de 2017. Sem prejuízo do envio de cópia do processo de candidatura por correio eletrónico, a documentação acima referida deverá ser enviada por correio registado, ou entregue em mão, na sede da Fundação.

Os projetos serão apreciados por um júri de cinco elementos que se especializam nas diferentes vertentes da área da oncologia – António Gentil Martins; Nuno Farinha, presidente da Sociedade de Hematologia e Oncologia Pediátrica (SHOP) e médico pediatra oncologista do Hospital de São João do Porto; Maria de Jesus Moura, diretora da Unidade de Psicologia do IPO de Lisboa; Maria Karla de Osório de Castro, presidente do júri e presidente do Conselho de Administração da Fundação Rui Osório, e Margarida Cruz, diretora geral da Acreditar.

Fernando Nogueira, presidente da Fundação Millennium bcp, destaca a importância desta atribuição “porque a saúde das crianças é um bem precioso e porque a regressão demográfica em Portugal é uma evidência, a Fundação Millennium bcp na área da ciência procura apoiar projetos de investigação ligados à saúde pediátrica. Associámo-nos a este prémio porque queremos ter parceiros credíveis e especializados na matéria, apoiamos este prémio para que o conhecimento progrida e a doença regrida, apoiamos este prémio para que as crianças com doença oncológica e as suas famílias tenham menos sofrimento e mais esperança, apoiamos este prémio para que
 os profissionais da área possam ter ganhos de realização profissional e pessoal. Apoiamos porque é uma boa causa.”

Cristina Potier, da Fundação Rui Osório de Castro, refere, por seu lado: “só nos podemos sentir satisfeitos. O Prémio Rui Osório de Castro / Millennium bcp é mais uma forma de responder ao objetivo a que nos propusemos, quando começámos em 2009, de promover, incentivar e apoiar a investigação científica dedicada ao cancro infantil, contribuindo assim para o avanço da medicina em Portugal. Acreditamos que este prémio poderá proporcionar condições para que investigadores, psicólogos e outras pessoas que tenham bons projetos os possam colocar em prática.”

Os interessados em participar podem consultar o regulamento em www.froc.pt e solicitar mais informações ou consultar através do e-mail: info@froc.pt ou do contacto telefónico 21 791 50 07.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
 
 
01 Julho
No dia 1 de julho, a Fundação Rui Osório de Castro (FROC) organiza o seu evento anual de angariação...
22 Setembro
A 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) irá organizar um evento onde a realidade...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorrer o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.