PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Método criado por cientistas nacionais analisa padrões geométricos das células tumorais para identificar risco de cancro
2016-05-30
Fonte: Público

Um método inovador de análise automática de imagens microscópicas de células que permite identificar padrões geométricos característicos das células tumorais e avaliar o risco de desenvolvimento de tumores foi criado no âmbito de uma colaboração entre investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), no Porto, e do Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa. 

O exame permite identificar um padrão geométrico celular normal ou de risco para o cancro, sem recurso a equipamentos sofisticados.

Através da análise de imagens microscópicas de amostras de células, os investigadores podem avaliar os resultados sobre o risco de cancro num período inferior a um mês, uma vantagem significativa em termos de tempo em comparação com as análises atuais que podem demorar entre três a seis meses.

Num artigo publicado na revista Scientific Reports, a equipa de cientistas nacionais explica que a abordagem é baseada num algoritmo complexo, que tem capacidade para analisar imagens microscópicas de células que produzem proteínas humanas e, baseando-se na diferenciação dos padrões geométricos, identificar doentes em risco de desenvolver cancro.

Raquel Seruca, investigadora no I3S e uma das coordenadoras do estudo, reforça que o novo método ainda não foi validado e não faz parte da prática clínica, mas em breve a equipa pretende avançar com novos estudos e testes de segurança para poder avançar para a fase de ensaios.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
 
 
 
02 Setembro
No dia 2 de Setembro, os Barnabés do Núcleo Norte da Acreditar promovem um Sunset Solidário.  
22 Setembro
A 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) irá organizar um evento onde a realidade...
28 Setembro
Nos dias 28 e 29 de setembro acontecerá o Congresso Multiprofissional – Hospital de Dona Estefânia...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.