PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Cientistas do Porto criam dispositivo para detetar cancro através do sangue
2016-05-03
Fonte: Revista Port.com

Investigadoras do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) estão a trabalhar no desenvolvimento de dois dispositivos que podem vir a abrir caminho à deteção precoce do cancro.

O sistema em causa é autónomo e de baixo custo e pode permitir recolher a amostra através de uma gota de sangue, referem Goreti Sales e Lúcia Brandão, investigadoras responsáveis pelos projetos.

A pesquisa tem por objetivo criar dispositivos de fácil manuseamento, semelhantes aos utilizados para a leitura da glucose em pessoas com diabetes, mas que necessitam apenas da tira de glucose e não da caixa de medida elétrica.

Goreti Sales, do laboratório BioMark do ISEP, lidera o projeto 3 P’s (plastic antibodies, photovoltaics, plasmonics), que tem como finalidade juntar anticorpos plásticos a células fotovoltaicas e, de seguida, a estruturas plasmónicas para que a leitura da amostra de sangue possa “dar origem a uma cor, que vai permitir ao médico verificar se o paciente tem um biomarcador (biomolécula que circula no nosso organismo) alterado e indicar a necessidade de realizar análises aprofundadas e específicas”, explicou a investigadora à Lusa.

O processo assume uma taxa de erro muito inferior aos métodos atuais e poderá permitir realizar “testes em várias linhas de cancro, utilizando diferentes biomarcadores”.

Por seu lado, Lúcia Brandão, também investigadora do BioMark, tem em mãos o projeto Symbiotic, que associa os anticorpos plásticos a um dispositivo autónomo que produz energia, mas sem recorrer às células fotovoltaicas. Neste caso, é utilizada uma célula de combustível – uma pilha – “que vai detetar a presença do biomarcador”, esclareceu a coordenadora.

A especialista explica que “se o sinal elétrico dessa célula combustível variar, vai dar indicação a um outro dispositivo agrupado, que muda de cor, indicando ao médico se o paciente tem indícios de cancro”.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
22 Fevereiro
O 26.º Encontro de Pediatria, organizado pela ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra,...
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
15 Março
O III Congresso Internacional de Imagem Médica e Radioterapia realiza-se em Castelo Branco, entre...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.