PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Elekta e Philips iniciam instalação de acelerador linear guiado por ressonância no Instituto Holandês de Oncologia
2016-04-21
Fonte: press release

A Elekta, a Royal Philips e o Instituto Holandês de Oncologia anunciaram a instalação de um acelerador linear guiado por ressonância magnética no Instituto Holandês de Oncologia.

O acelerador linear guiado foi concebido para captar imagens de alta qualidade de tumores e tecido circundante, permitindo aos médicos avaliar e responder rapidamente modificando o tratamento de radiação, com uma abordagem de intervenção adequada.

O Instituto Holandês de Oncologia (The Netherlands Cancer Institute) é membro do Consórcio Elekta MR-Linac, fundado em 2012 pela Elekta e parceiro de tecnologia da Philips. 

O consórcio está empenhado em demonstrar que o uso do MR-linac irá elevar o padrão de tratamento para os cancros mais proeminentes, que respondem por mais de metade da mortalidade por cancro em todo o mundo, bem como para os cancros menos comuns que não são bem controlados na atualidade.

O acelerador lineal guiado por ressonância da Elekta é um sistema de radioterapia vanguardista com um software sofisticado que permite ao médico ver claramente a anatomia do paciente em tempo real. 

O MR-linac foi concebido para melhorar o direcionamento no tecido tumoral, minimizando a exposição do tecido normal de feixes de radiação, o que permitirá aos médicos identificar com precisão um tumor bem como concentrar nele o tratamento, mesmo quando o tecido do tumor se move durante o tratamento ou muda de forma, tamanho ou localização entre as sessões de tratamento.

"O acelerador lineal guiado por RM é uma evolução evidente na terapia de radiação que tem potencial de melhorar significativamente a nossa forma de tratar o cancro", diz Uulke van der Heide, especialista em física médica e líder do Departamento de Oncologia de Radiação do Instituto Holandês de Oncologia. 

"A capacidade de ver realmente que estamos a administrar a dose de radiação correta para o alvo pretendido tem potencial para reduzir os efeitos secundários e melhorar a qualidade de vida, aumentando a nossa capacidade de controlar tumores. Os meus colegas e eu estamos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa de pesquisa visionária a nível mundial e acreditamos que, juntos, temos potencial para aproveitar a tecnologia que nos permitirá reduzir o impacto global do cancro”.

O NKI é o terceiro centro a instalar o sistema MR-linac, que já está em fase de avaliação funcional, no Centro Médico Universitário de Utrecht, nos Países Baixos, e no Centro de Cancro MD Anderson, nos Estados Unidos.

No final de 2016, os sete centros de oncologia envolvidos do consórcio terão instalado o acelerador lineal guiado por RM de Elekta. Os membros do consórcio participam atualmente em várias fases de avaliação da tecnologia e estão a colaborar para estabelecer novos protocolos clínicos e desenvolver métodos para a recolha e análise de dados.

O acelerador linear guiado por RM de Elekta ainda está em desenvolvimento e não está disponível para venda ou distribuição.
 


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
 
 
01 Julho
No dia 1 de julho, a Fundação Rui Osório de Castro (FROC) organiza o seu evento anual de angariação...
22 Setembro
A 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) irá organizar um evento onde a realidade...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorrer o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.