PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Estudo sugere associação entre tinta para o cabelo e leucemia infantil
2011-08-01
Fonte: Escola Nacional de Saúde Pública do Brasil

Um biólogo da Escola Nacional de Saúde Pública do Brasil anunciou recentemente uma possível associação entre o uso de produtos de tinta para o cabelo durante os primeiros meses de gravidez e a leucemia infantil em crianças com idade inferior a dois anos. 

Perante os resultados da sua pesquisa, o especialista acredita que estes bebés têm um risco duas a três vezes superior de virem a sofrer de leucemia linfóide aguda – um tipo de tumor que afecta o sangue, se as mães utilizarem os referidos produtos durante os 1.º e 2.º trimestres da gravidez. 

A pesquisa, que resulta de um estudo de caso-controlo de base hospitalar em diferentes regiões do Brasil, foi distinguida pela Sociedade Brasileira de Cosmetologia como o melhor estudo na área de Cosmetotoxicologia. 

O especialista avaliou dados de futuras mães três meses antes da gravidez, durante a própria gestação, que foi dividida em três trimestres, e três meses após o parto, centrando o seu estudo nos dois principais tipos de leucemias que ocorrem durante a infância - a leucemia linfóide aguda (LLA) e a leucemia mielóide aguda (LMA), sendo a LLA a mais frequente (75% dos casos pediátricos).

Durante o estudo foi observado um aumento de 70% no risco de leucemia em bebés cujas mães pintavam o cabelo durante o primeiro trimestre da gestação. “Para a LLA foi observado um aumento na estimativa de risco na ordem de 80%” nos primeiro e segundo trimestres da gravidez, garante. 

O cientista sugere novas recomendações por parte da classe médica, além da introdução de informações mais completas nos produtos, sobre os riscos que podem advir da sua utilização, apelando, deste modo, a uma maior cautela por parte das agências reguladoras no que toca à composição química dos produtos, lembrando que algumas substâncias já estão classificadas como potencialmente cancerígenas. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.