PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


IPO de Lisboa presta homenagem a dadores de sangue
2016-03-31
Fonte: IPO Lisboa

O Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPO Lisboa) vai homenagear os seus dadores de sangue, esta quinta-feira, 31 de março, como forma de assinalar o Dia Nacional do Dador de Sangue (que se comemorou no passado dia 27 de março, data que, este ano, coincidiu com o domingo de Páscoa). 

Ao longo do dia, todas as pessoas que fizerem uma dádiva de sangue no instituto serão contempladas com ofertas e surpresas e, a partir das 17h30, decorrerá uma cerimónia de agradecimento e homenagem a todos os dadores do IPO Lisboa, com entrega de galardões aos dadores mais assíduos e de quatro medalhas de ouro a quatro dadores, uma distinção que assinala as 60 dádivas.

A ação tem como finalidade sensibilizar a comunidade para a importância da dádiva de sangue e agradecer aos dadores o seu contributo “fundamental para assegurar os cuidados prestados aos doentes oncológicos”.

Dialina Brilhante, diretora do Serviço de Imunohemoterapia, explica que “por ser um centro especializado em oncologia, o consumo de componentes sanguíneos no IPO de Lisboa é muito elevado. O tratamento dos doentes com cancro muitas vezes exige um suporte transfusional intenso que, por exemplo, num doente submetido a transplante de medula pode chegar aos 120 componentes plaquetários e 20 unidades de eritrócitos”.

A fechar a cerimónia, está prevista uma atuação dos Drs. Palhaços, da Operação Nariz Vermelho, e um pequeno espetáculo com música de Cabo Verde, numa interpretação de Noel Fortes.

A par com as comemorações do Dia Nacional do Dador de Sangue, os profissionais do Serviço de Imunohemoterapia têm ainda a decorrer uma ação nas páginas do Facebook do IPO e no seu website, através das quais respondem a questões e dúvidas frequentemente formuladas por quem quer dar sangue. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
 
 
 
02 Setembro
No dia 2 de Setembro, os Barnabés do Núcleo Norte da Acreditar promovem um Sunset Solidário.  
22 Setembro
A 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) irá organizar um evento onde a realidade...
28 Setembro
Nos dias 28 e 29 de setembro acontecerá o Congresso Multiprofissional – Hospital de Dona Estefânia...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.