PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Hospital brasileiro trata sarcomas com radioterapia intra-operatória
2011-07-31
Fonte: Bem-Estar

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), no Brasil, tem-se destacado no que toca ao tratamento de tumores, recorrendo a um tipo de procedimento que se designa por radioterapia intra-operatória, que permite a aplicação da radiação durante a cirurgia para retirada de um tumor.

A cirurgia intra-operatória apresenta vantagens relativas aos tratamentos actuais, no sentido em que, aliando a cirurgia à radioterapia, garante uma maior eficácia no tratamento contra o cancro, além de proteger de modo mais eficaz os órgãos saudáveis.

Alceu Migliavacca, cirurgião do HCPA, sublinha que a radioterapia intra-operatória consiste numa aplicação única de radiação no local e origem do tumor, assumindo maior eficácia, pois evita a aplicação de radiação em diversas sessões.

O cirurgião ressalva que a adopção desta técnica tem-se assumido como uma tendência mundial e tem sido frequentemente utilizada no tratamento de sarcomas – tumores que atingem as crianças em idade pediátrica com maior incidência nas regiões da cabeça, pescoço, área genital, tronco, braços e pés.

O sarcoma é tratado geralmente com cirurgia e radioterapia para evitar o seu reaparecimento. O cirurgião sublinha a importância da aplicação de radiação durante a cirurgia, como forma de proteger os órgãos saudáveis localizados perto das regiões onde se formam as células tumorais do sarcoma.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
 
 
 
 
 
 
26 Abril
A 25.ª edição do Porto Cancer Meeting está agendada para os dias 26 e 27 de abril, subordinada ao...
09 Maio
De 9 a 11 de maio, realizam-se as XIX Jornadas de Pediatria de Évora, subordinadas ao tema...
10 Maio
O 3.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.