PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


“Guloseimas saudáveis” que ajudam a administrar medicamentos a crianças chegam ao mercado nacional este ano
2016-01-19
Fonte: Jornal de Negócios

Uma start-up portuguesa do Porto desenvolveu “guloseimas saudáveis”, uma espécie de remédios saborosos sem açúcar, glúten, nem lactose, corantes, aromatizantes ou conservantes artificiais, com o objetivo de facilitar a administração de medicamentos a crianças. As guloseimas podem chegar ao mercado nacional ainda este ano.

Nuno Adriano Santos, engenheiro químico e fundador do projeto Doctor Gummy, explica que na origem da criação do produto esteve o facto de a indústria farmacêutica normalmente usar o recurso ao açúcar para tornar os medicamentos para crianças mais fáceis de serem administrados, o que representa riscos para a saúde dos mais pequenos, havendo assim necessidade de se criar uma nova alternativa. 

"No setor farmacêutico, o que se faz é, quando o medicamento é amargo, adiciona-se açúcar", referiu Nuno Santos, acrescentando que essa adição de açúcar pode provocar outros problemas de saúde, como cáries, diabetes e obesidade.

Após cinco anos de investigação, os pesquisadores portugueses criaram essas guloseimas saudáveis, em cinco formas específicas: gomas, pastilhas, rebuçados, chupas e chocolates que têm características muito especiais: não têm açúcar, glúten, lactose, corantes nem conservantes artificiais. Não têm também nenhum tipo de ingrediente artificial ou que possa gerar intolerância a crianças e a adultos. 

Na base destes produtos estão ingredientes naturais como legumes, vegetais e frutas, que dão cor às guloseimas, aos quais é adicionado o princípio ativo dos medicamentos de que as crianças necessitam.  

Foram registadas já duas patentes nacionais e uma internacional do produto e a Doctor Gummy quer licenciar a sua tecnologia a entidades do setor farmacêutico. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.