PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Fundação Rui Osório de Castro lança vídeo para explicar aos pais e crianças a “Leucemia”
2015-11-23
Fonte: press release

A Fundação Rui Osório de Castro pretende informar e consciencializar os portugueses sobre os diferentes tipos de tumores pediátricos, e decidiu criar uma série de vídeos animados sobre o tema. O primeiro, intitulado "Sobre a Leucemia", foi apresentado na passada semana, no Hard Rock Café, em Lisboa.

Numa linguagem científica adaptada às crianças, e com recurso a ilustrações visualmente cativantes, o cancro é explicado à população infantil e às suas famílias. A animação de 4 minutos conta a história do Carlos, uma criança a quem é diagnosticada leucemia aguda e a qual acompanhamos desde o momento do diagnóstico e explicação da doença, à realização dos primeiros exames e fase de internamento para realização de tratamentos, bem como aborda o gradual regresso à vida normal. 

O filme está integrado num projeto da Fundação que pretende dar a conhecer os tipos de cancro mais comuns no universo infantil através de animações. O segundo já se encontra em produção e irá abordar os Tumores no Sistema Nervoso Central. Por ano, surgem cerca de 350 novos casos o que faz do cancro pediátrico a primeira causa 
de morte não acidental na população infantojuvenil.

Cristina Poitier, responsável da Fundação Rui Osório de Castro, explica que a entidade atua na área da oncologia pediátrica desde 2009 e procura identificar, “em conjunto com o Instituto Português de Oncologia e outras entidades, quais são as necessidades, e esta foi uma que se verificou (...) queremos dar informação séria e útil a estas crianças, portanto ajudá-las e às famílias a perceberem o que se está a passar".

O projeto contou com o apoio do oncologista pediátrico Ximo Duarte, do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPO de lisboa), no guião do filme. O médico sublinha que esta é uma doença "tratável", visto que "no global, todos os cancros infantis - se assim lhes quisermos chamar - têm uma sobrevivência a longo prazo de 72%" e reforça que uma das principais preocupações neste vídeo era o de transmitir "alguma esperança" e desmistificar o estigma associado à doença.

O vídeo "Sobre a Leucemia" estará disponível no Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica e nas quatro unidades pediátricas oncológicas a nível nacional - IPOFG Lisboa, Coimbra e Porto e Hospital de São João.

A banda sonora ficou a cargo de David Santos (Noiserv). O vídeo contou ainda com a direção criativa de João Aguiar, as vozes de Filipe Duarte, Guilherme Silva Dias, Mariana Alvim, Mariana Oliveira e Martim Rebelo, produção áudio de João Simões, estúdios Fundação PT/ Ameba e Almosthere Design Collective (animações).
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
 
 
 
02 Setembro
No dia 2 de Setembro, os Barnabés do Núcleo Norte da Acreditar promovem um Sunset Solidário.  
22 Setembro
A 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) irá organizar um evento onde a realidade...
28 Setembro
Nos dias 28 e 29 de setembro acontecerá o Congresso Multiprofissional – Hospital de Dona Estefânia...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.