PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Especialistas no Brasil alertam pais para lesões bucais em crianças com cancro
2015-11-06
Fonte: Max Press Net

Especialistas da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) alertam os pais de crianças em tratamento oncológico para estarem atentos a alterações na boca dos filhos, decorrentes dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia. 

A Sobope sublinha que muitos pacientes com cancro podem apresentar lesões na boca como consequência da baixa imunidade provocada pela quimioterapia, manifestações essas que podem “interferir no tratamento, gerando complicações, o que pode aumentar o tempo de internamento e afetar diretamente a qualidade de vida dos pacientes”.

Apesar do alerta, os especialistas reforçam que estes problemas podem ser prevenidos e tratados. Catia Tuffy, cirurgiã dentista e membro da Sobope, explica que as crianças em tratamento devem tomar cuidados específicos com a boca, como escovagens regulares sempre após as refeições e principalmente antes de dormir e evitar o consumo excessivo de doces e refrigerantes. 

A especialista lembra ainda que “o uso de pastas de dentes com flúor é recomendado para crianças a partir dos 3 anos de idade, porém quando esta apresentar mucosite oral é recomendado o uso de creme dental com uma menor quantidade de flúor devido à intolerância ao gosto na cavidade oral. Já para evitar a boca seca, podem ser utilizadas pastilhas sem açúcar”.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
 
 
01 Julho
No dia 1 de julho, a Fundação Rui Osório de Castro (FROC) organiza o seu evento anual de angariação...
22 Setembro
A 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) irá organizar um evento onde a realidade...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorrer o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.