PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Mecanismo sensível ao calor pode combater tumores
2015-11-03
Fonte: Universidade de Manchester

Um grupo de pesquisadores britânicos criou um novo mecanismo que permite combater o cancro e que liberta os medicamentos quando sujeito a um aumento de temperatura, permitindo um tratamento especificamente dirigido aos tumores.

O trabalho foi desenvolvido na Universidade de Manchester que tem vindo a pesquisar os lipossomas - pequenas estruturas que são utilizadas como veículos para entregar moléculas em células – como forma de transporte de fármacos até às células cancerígenas.

Os cientistas acreditam que será possível dirigir os lipossomas e libertar a sua carga útil diretamente nos tumores através de um gatilho ativado pelo calor, poupando assim os tecidos saudáveis.

Kostas Kostarelos, autor do estudo e professor de nanomedicina da Universidade de Manchester, explica que os "lipossomas sensíveis à temperatura têm potencial para viajar com segurança no corpo” transportando consigo medicamentos que podem ser usados contra o cancro.

A ideia é criar uma espécie de “granada” que, "quando chega a uma zona de células cancerígenas aquecida, rebenta e liberta os medicamentos”, o que permite transportar os medicamentos de forma mais eficaz e reduzir os danos para as células saudáveis.

Os cientistas reforçam que o “gatilho térmico foi definido nos 42.ºC, apenas alguns graus acima da temperatura normal do corpo (37.ºC)”, e defendem que embora este trabalho só tenha sido feito em laboratório até à data, “há uma série de mecanismos que podem potencialmente aquecer as células cancerígenas em doentes - dependendo do tipo de tumor - alguns dos quais já estão em uso clínico".

A pesquisa está ainda numa fase inicial, mas a equipa acredita que os lipossomas podem de facto ser uma forma eficaz de tratamento visando as células cancerígenas e deixando as células saudáveis ​​ilesas.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
 
 
 
26 Maio
No próximo dia 26 de maio, a Associação Portuguesa de Neurofibromatose (APNF) irá promover o 15º...
27 Maio
No próximo dia 27 de maio, a Liga Portuguesa Contra o Cancro quer bater o record do Guiness com a...
01 Junho
Está agendada para dias 1 e 2 de junho de 2018 a 11.ª Reunião Anual da Associação de Enfermagem...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.