PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


“Não pegues no cigarro. Escolhe um 'vício' saudável” é mote de campanha dirigida aos jovens
2015-11-02
Fonte: Lusa

"Apaixona-te pela vida. Não fumes! Informa-te sobre o cancro do pulmão" é o tema da mais recente campanha lançada pela Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão (Pulmonale) e que tem como público-alvo a população mais jovem.

A iniciativa conta com várias figuras nacionais como protagonistas: Frederico Morais (campeão nacional de surf), Manuel Luís Goucha (apresentador), Ricardo Carriço (ator), Tomaz Morais (treinador rugby) e William Carvalho (futebolista), que deixam a mensagem "deixa de fumar, escolhe viver a vida, a natureza, o surf, o futebol, as artes, o rugby e tantas outras coisas saudáveis. Não pegues no cigarro. Escolhe um 'vício' saudável", com o objetivo de sensibilizar os jovens para os perigos do tabaco.

António Araújo, presidente da associação Pulmonale, explica que a campanha assinala o mês de sensibilização para o cancro do pulmão (novembro), mas destina-se em particular às camadas mais jovens "de modo a alertá-los para a relação tabaco/cancro" e dar a conhecer “os sinais e sintomas do cancro do pulmão e os malefícios do tabaco e das suas implicações".

Portugal conta já com uma média de dez novos casos diários de cancro do pulmão e esta é uma realidade que pode vir a intensificar-se dado que, atualmente, a média de idades com que os jovens começam a fumar situa-se entre os 15 e os 18 anos.

O responsável sublinha que o objetivo da campanha é apelar para que "não iniciem o consumo de tabaco ou, se já iniciaram, deixarem de fumar". "O tabaco é uma droga que provoca habituação e dependência", mas é socialmente aceite e os jovens "veem muito o tabaco como uma droga facilitadora de pertencerem aos grupos e serem fixes, no fundo, a serem adultos", disse o oncologista.

A campanha procura, deste modo, “desmontar esta imagem” para que os jovens percebam que "levar uma vida saudável, não fumar e praticar exercício é muito mais importante" do que fumar.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.