PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Veneno de vespa contém toxina eficaz contra cancro
2015-09-25
Fonte: Huffington Post

Uma pesquisa realizada no Brasil sugere que o veneno da vespa Polybia paulista, nativa daquele país, pode ser eficaz no combate ao cancro, segundo um relatório publicado no Biophysical Journal.

Os cientistas da Universidade Estadual Paulista testaram o veneno e concluíram que este contém uma toxina, a MP1, que tem capacidade para eliminar seletivamente as células tumorais de alguns tipos de cancro, entre as quais células leucémicas, sem danificar as saudáveis. 

A MP1 atua nos lípidos que revestem as membranas das células tumorais e interrompe a sua estrutura, criando "redes" que permitem que moléculas críticas que controlam a sua sobrevivência possam sair da célula.

Os investigadores sublinham que os efeitos das toxinas não afetam as células saudáveis pois estas não contêm estes lípidos no exterior da membrana. 

Paul Beales, um dos investigadores, acredita que a descoberta pode vir a ser útil "no desenvolvimento de novas terapias de combinação, através das quais vários fármacos serão usados simultaneamente para tratar um mesmo tumor, atacando diferentes partes das células cancerígenas ao mesmo tempo."
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
15 Março
O III Congresso Internacional de Imagem Médica e Radioterapia realiza-se em Castelo Branco, entre...
16 Março
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro irá organizar, em Coimbra, no dia 16...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.