PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Biosensor implantável pode acompanhar resposta de tumores aos tratamentos em tempo real
2015-08-27
Fonte: Medical News Today

Um grupo de pesquisa norte-americano tem vindo a desenvolver um biosensor que pode ser implantado no paciente e que permite enviar informações em tempo real sobre a evolução dos tumores e a sua resposta aos tratamentos.

A equipa do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) explica que o dispositivo fornece leituras sobre o estado do tumor, dando a possibilidade aos profissionais de saúde de poderem fazer uma monitorização cuidada dos doentes, permitindo alterar a dosagem terapêutica e, desta forma, reduzir os efeitos secundários desnecessários.

Michael Cima, autor sénior do estudo, explica, num artigo publicado na revista Lab on a Chip, que o biosensor avalia dois biomarcadores - o pH e o oxigénio dissolvido. 

Estes fatores permitem saber a resposta do tumor aos tratamentos, pois quando a quimioterapia começa a surtir efeito, o tecido do tumor assume um pH mais ácido. O oxigénio dissolvido, por seu lado, ajuda os médicos a determinar a dose apropriada do tratamento, já que os tumores prosperam em condições com baixos níveis de oxigénio (hipóxia).

O dispositivo foi testado em ratos e os testes mostraram que os sensores poderiam enviar dados rápidos, precisos e fiáveis sobre o pH e a concentração de oxigénio no tecido.

No futuro, os cientistas do MIT esperam poder avaliar a sua eficácia na medição do pH ao longo de períodos mais longos, a fim de perceber se o biosensor terá capacidade para monitorizar a saúde dos pacientes ao longo de muitos anos.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.