PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Dadores de sangue nos Açores com estatuto próprio e isenção de taxas moderadoras
2015-08-19
Fonte: Lusa

O novo estatuto do dador de sangue no Serviço Regional de Saúde dos Açores entrou em vigor esta terça-feira, 18 de agosto, e assegura a isenção do pagamento de taxas moderadoras e acesso gratuito a medicamentos após a décima dádiva.

O regime jurídico do dador de sangue nos Açores foi publicado esta semana em Diário da República. O diploma define o estatuto, os direitos e as regalias dos cidadãos que regularmente dão sangue nas unidades de saúde do arquipélago e que vão passar a estar identificados com um cartão, com o qual ficam também integrados no registo nacional de dadores. Esses cidadãos passam também a ter direito a um seguro próprio.

De acordo com o decreto, os dadores estão igualmente isentos do pagamento de taxas moderadoras e podem continuar a aceder gratuitamente a medicamentos, após a 10.ª dádiva, apesar dos pareceres em contrário da Ordem dos Médicos e de responsáveis dos hospitais da região.

Os críticos desta cedência gratuita de medicamentos consideram que esta medida pode colocar em causa o princípio da dádiva totalmente benevolente de sangue, sem qualquer tipo de remuneração ou favorecimento. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
15 Março
O III Congresso Internacional de Imagem Médica e Radioterapia realiza-se em Castelo Branco, entre...
16 Março
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro irá organizar, em Coimbra, no dia 16...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.