PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Crianças vacinadas contra vírus da gripe menos propensas a desenvolver leucemia
2015-06-03
Fonte: Science Daily

Um novo estudo realizado por cientistas norte-americanos sugere que a vacina contra o Haemophilus influenzae tipo b (Hib) também protege contra a leucemia linfoblástica aguda, um tipo de leucemia comum na infância. 

Num artigo publicado na revista Nature Immunology, Markus Müschen, autor sénior do estudo da Universidade da Califórnia, explica que a "Hib e outras infeções na infância podem causar respostas imunes veementes e recorrentes que podem levar à leucemia, mas crianças que receberam estas vacinas estão em grande parte protegidas e adquirem imunidade a longo prazo, através de reações imunológicas muito suaves".

Experiências realizadas em laboratório com cobaias identificaram duas proteínas, a AID e a RAG, que induzem mutações no ADN e permitem que células do sistema imunológico possam adaptar-se aos desafios das infeções, promovendo uma maior eficácia do sistema imunológico.

A equipa observou que durante a infeção crónica, estas duas proteínas tornam-se hiperativas, dando origem a mutações aleatórias em proteínas importantes, incluindo as que protegem contra o cancro.

Markus Müschen reforça ainda que as conclusões agora apuradas ajudam a “explicar o motivo pelo qual a incidência da leucemia foi drasticamente reduzida desde a administração de vacinas regulares durante a infância".
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
 
 
 
 
 
 
26 Abril
A 25.ª edição do Porto Cancer Meeting está agendada para os dias 26 e 27 de abril, subordinada ao...
09 Maio
De 9 a 11 de maio, realizam-se as XIX Jornadas de Pediatria de Évora, subordinadas ao tema...
10 Maio
O 3.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.