PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Radiação craniana na infância associada a maior prevalência de obesidade em sobreviventes de cancro infantil
2015-05-21
Fonte: Medical News Today

Investigadores norte-americanos defendem intervenções de aconselhamento sobre perda de peso em sobreviventes de cancro infantil, depois de um novo estudo ter descoberto um risco aumentado de obesidade em crianças sujeitas a radiação craniana para tratar tumores infantis.

Num artigo publicado na revista Cancer, a equipa de cientistas do Hospital de Pesquisa em Crianças St. Jude Children diz ter avaliado dados de 1 996 sobreviventes de cancro, que tinham sido diagnosticados com este tipo de condição aos 10 anos de idade, com o objetivo de estudar a prevalência da obesidade entre sobreviventes de cancro infantil e identificar quais os riscos no tratamento ou fatores genéticos que poderiam contribuir para a obesidade neste grupo de pacientes.

A pesquisa constatou que 47% das crianças que receberam radiação craniana na infância eram adultos obesos, em comparação com 29,4% dos participantes que não foram tratados com este tipo de radiação. 

A equipa admite a possibilidade de a maior prevalência de obesidade nestas crianças estar associada a danos causados pela radiação a uma área do cérebro designada por eixo hipotálamo-pituitária, tratando-se de "uma resposta celular e intracelular integrada e complexa" dentro do tecido que envolve a inflamação. 

Perante os resultados, a líder do estudo, Carmen Wilson, sublinha que "a capacidade de identificar pacientes com risco aumentado pode orientar a seleção de protocolos terapêuticos e maximizar os resultados do tratamento, minimizando simultaneamente o risco de complicações a longo prazo entre as crianças com diagnóstico de cancro".
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
 
 
 
02 Setembro
No dia 2 de Setembro, os Barnabés do Núcleo Norte da Acreditar promovem um Sunset Solidário.  
22 Setembro
A 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) irá organizar um evento onde a realidade...
28 Setembro
Nos dias 28 e 29 de setembro acontecerá o Congresso Multiprofissional – Hospital de Dona Estefânia...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.