PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Robô interativo leva sorrisos às crianças do IPO de Lisboa
2015-04-27
Fonte: Câmara Municipal de Lisboa

Carinhosamente apelidado de “Gasparzinho”, o robô MOnarCH já circula pelos corredores da ala pediátrica do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPO de Lisboa) e por onde passa faz as delícias de todos e rasga sorrisos às crianças.

O “Gasparzinho” foi criado por um grupo de investigadores portugueses do Instituto Superior Técnico com o intuito de poder interagir com as crianças internadas naquela unidade de saúde.

João Sequeira, coordenador do projeto do Instituto Superior Técnico de Lisboa, sublinha que a recetividade das crianças ao “Gasparzinho” tem sido muito positiva, o que “tem permitido tirar lições importantes sobre a introdução de robôs em ambientes sociais”. 

Filomena Pereira, médica do IPO, sublinha que “tudo o que é lúdico é terapêutico” e defende que o robô dá à criança a possibilidade de “ser criança”, promovendo a interação entre elas e contrariando assim o isolamento que, muitas vezes, estes meninos vivenciam durante os tratamentos.

O robô foi concebido com três finalidades: tornar-se um assistente na sala de aula do IPO; brincar com as crianças, promovendo jogos não competitivos e interagir com as crianças, nos corredores, enquanto elas brincam.

João Sequeira ressalva que “o grande objetivo desde projeto é que as crianças o vejam como um companheiro de brincadeira”.
 
O projeto deverá estar finalizado a 31 de janeiro de 2016, data após a qual o robô MOnarCH poderá assumir-se como uma presença assídua e divertida na vida das crianças que passam pela enfermaria pediátrica do IPO de Lisboa. 

Assista neste vídeo ao dia a dia do “Gasparzinho”. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
 
 
01 Julho
No dia 1 de julho, a Fundação Rui Osório de Castro (FROC) organiza o seu evento anual de angariação...
22 Setembro
A 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) irá organizar um evento onde a realidade...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorrer o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.