PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


IMM recebe verba para coordenar estudo sobre complicação associada a transplante de medula
2015-03-02
Fonte: press release

Investigadores do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) vão receber financiamento do Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia (CE) para coordenar um projeto de investigação clínica na área do tratamento da doença do enxerto contra o hospedeiro, uma complicação inerente ao transplante de medula óssea.

A equipa liderada por João Forjaz de Lacerda vai conduzir o projeto em colaboração com outras duas instituições do Centro Académico de Medicina de Lisboa, o Hospital de Santa Maria e a FMUL, e contará com o apoio de cientistas da Alemanha, Bélgica, Itália e Reino Unido.

O projeto pretende testar uma abordagem terapêutica mais específica e com menos efeitos secundários em doentes que não respondem aos atuais tratamentos. Em Portugal, para além dos doentes do Serviço de Hematologia e Transplante de Medula do Hospital de Santa Maria, vão também participar no estudo os serviços de transplante de medula óssea dos IPO do Porto e Lisboa.

O programa TREGeneration, no valor de seis milhões de euros, terá a duração de cinco anos, ao longo dos quais serão realizados cinco ensaios clínicos em doentes com a doença do enxerto contra o hospedeiro, na qual as células imunitárias do dador “atacam” tecidos e órgãos do doente transplantado, um problema que ocorre em cerca de 30% a 50% dos casos.

Cada ensaio clínico de Fase I/II contará com 20 doentes, que serão tratados com células do respetivo dador de medula óssea com função supressora (células T reguladoras). Estas células são posteriormente purificadas no laboratório e depois inseridas de novo no doente, a fim de identificar o número seguro de células a administrar e dados preliminares de eficácia.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.