PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


IPO de Lisboa recebe robot que interage com crianças
2015-01-22
Fonte: Exame Informática

A enfermaria pediátrica do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPO de Lisboa) vai receber, no próximo mês de março, um robot móvel com capacidade para estabelecer interações com crianças internadas.

A ação surge ao abrigo de um de dois projetos, Inside e MOnarCH, que preveem o uso de robots na interação com crianças internadas. No IPO de Lisboa, os ensaios vão ser levados a cabo no âmbito do projeto de investigação europeu MOnarCH, que conta com a participação do Instituto Superior Técnico, da empresa Selftech e de universidades da Suécia, Espanha, Holanda e Suíça. 

O projeto Inside, por seu lado, é uma das seis iniciativas Empreendedoras de Investigação apoiadas pelo programa de parceria entre a Universidade de Carnegie Mellon dos Estados Unidos e o Estado português, que prevê o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica que inclui um robot com capacidade para criar relações sociais especificamente com crianças autistas. 

O autómato terá capacidade para reconhecer a fala, bem como detetar movimentos e a presença de pessoas. Com um rosto capaz de reproduzir expressões e um ecrã tátil que facilita o controlo e a interação, prevê-se ainda a inclusão de um cesto que poderá ser usado “em jogos de caça ao tesouro” com a criança.

Paulo Alvito, responsável da empresa portuguesa IdMind, que desenvolve os autómatos, lembra que estes podem ser usados para “atividades didáticas ou para brincadeiras; no caso do projeto MOnarCH, há o objetivo principal de aumentar o bem-estar das crianças” em ambiente hospitalar, na faixa etária dos 3 aos 16 anos, embora com especial incidência entre os 5 e os 7 anos. 

O responsável garante que o projeto de investigação deverá ficar concluído em março de 2016, mas admite a possibilidade de, mediante os resultados, o IPO de Lisboa poder optar por manter o robot e usá-lo como ferramenta terapêutica.

Além desta unidade, também o Hospital Garcia de Orta, em Almada, irá testar, no verão, a vertente social destes robots com crianças autistas. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.