PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Sobreviventes de retinoblastoma podem não ter problemas cognitivos ou sociais na idade adulta
2014-11-26
Fonte: Medical News Today

Um novo estudo conclui que as crianças que sobrevivem a um retinoblastoma (tipo raro de cancro no olho que normalmente afeta crianças menores de 5 anos de idade) não enfrentam problemas cognitivos ou sociais na idade adulta.

A pesquisa, liderada por Tara Brinkman, do Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude, nos Estados Unidos, não confirma os resultados mistos de estudos anteriores sobre a função cognitiva em sobreviventes de retinoblastoma na infância, cujos resultados têm tido por base amostras limitadas sobre as "habilidades cognitivas."

O estudo, publicado na revista científica Cancer, da Sociedade Americana de Cancro, teve como finalidade avaliar a saúde a longo prazo destes sobreviventes. A equipa estudou um total de 69 adultos sobreviventes com cerca de 33 anos, que tinham sido tratados a um retinoblastoma, em média, aos 2 anos de idade.

Os participantes completaram avaliações cognitivas e questionários e a equipa descobriu que, na sua maioria, apresentavam medidas cognitivas e sociais normais, embora os cientistas tenham chegado à conclusão de que o tratamento com radiação ao cérebro estaria associado a um pior desempenho nas tarefas de memória verbal a curto e longo prazo.

O estudo conclui ainda que os sobreviventes diagnosticados e tratados antes de completarem 1 ano apresentaram um desempenho muito melhor na memória verbal de curto e longo prazo, aprendizagem verbal e habilidades de raciocínio verbal, em comparação com os diagnosticados após essa idade.

Tara Brinkman considera que os resultados podem ser justificados pelo facto de a área do cérebro responsável pelo processamento de informação visual se tornar “mais apta a processar a informação verbal após um input visual reduzido na infância", o que sugere o potencial do cérebro em se adaptar e reorganizar após danos que ocorrem muito cedo.

Embora os seus resultados sejam significativos, a equipa sublinha que estes devem ser interpretados com cautela, devido ao tamanho reduzido da amostra estudada. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
 
 
 
 
 
 
26 Abril
A 25.ª edição do Porto Cancer Meeting está agendada para os dias 26 e 27 de abril, subordinada ao...
09 Maio
De 9 a 11 de maio, realizam-se as XIX Jornadas de Pediatria de Évora, subordinadas ao tema...
10 Maio
O 3.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.