PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Investigadores do Ipatimup identificam mecanismo usado pelas células tumorais para atingir células saudáveis
2014-11-03
Fonte: Observador

Cientistas do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) identificaram o mecanismo usado pelas células cancerígenas para atingir células saudáveis adjacentes ao tumor. 

A equipa liderada pela investigadora Sónia Melo conclui que as células tumorais conseguem “infetar” as células saudáveis através de um tipo de nano-vesículas expelidas pelas células humanas, designadas por exossomas, que contêm material característico de cada célula.

Durante o estudo, desenvolvido por Sónia Melo no âmbito do seu projeto de pós-doutoramento nos Estados Unidos, na Escola de Medicina de Harvard e no Centro de Cancro MD Anderson, a investigadora isolou os exossomas de sangue de doentes com cancro, neste caso da mama, e descobriu que estes permitem às células tumorais invadir as células saudáveis, tornando-as cancerígenas.

A equipa do Ipatimup esclarece que, no que se refere ao diagnóstico, o método utilizado no estudo é “revolucionário” e não-invasivo, no sentido em que o material é isolado através da recolha de sangue, e conclui que este mecanismo pode tornar as células cancerígenas próximas mais agressivas.

O estudo não permitiu concluir sobre as distâncias exatas percorridas pelos exossomas ao longo do corpo humano, mas sugere que estas vesículas apresentam muita mobilidade.

As descobertas, publicadas em outubro na revista Cancer Cell, foram tema de editorial também na Nature e abrem caminho a novas abordagens que contribuam para a deteção, monitorização e tratamento do cancro.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.