PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


“Quimioteca” torna sessões de quimioterapia divertidas para crianças
2014-08-18
Fonte: Jornal da Cidade

O Centro Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual de Bauru, em São Paulo, no Brasil, criou uma Quimioteca nos serviços de quimioterapia, destinado às crianças em tratamento contra o cancro.

O espaço lúdico foi criado para que as crianças possam brincar enquanto realizam o tratamento. A Quimioteca conta com 11 cadeiras, cinco das quais com televisores para que as crianças possam ver os seus desenhos animados preferidos.

A Quimioteca foi oferecida ao hospital pela Associação Bauruense de Combate ao Cancro (ABCC) e pela Fundação Ronald McDonald’s, ao abrigo da campanha MC Dia Feliz de 2013. 

Cristina Berriel Aidar, presidente da ABCC, explica que o projeto pretende minimizar a dor dos tratamentos dando a possibilidade às crianças de brincarem enquanto completam as suas sessões de quimioterapia.

A ideia de criar este espaço teve como objetivo transformar a sala de quimioterapia pediátrica do Hospital Estadual num espaço que privilegia “o lúdico e o ato de brincar como estratégia para humanizar o tratamento da criança com cancro durante a administração da quimioterapia”, explica a responsável.

Ana Cristina Xavier Neves, pediatra e supervisora do serviço de oncologia daquele hospital, sublinha que “é essencial que, na sessão de terapia, a criança tenha espaço para brincar, para se distrair e também ter uma intervenção multidisciplinar que beneficie o seu tratamento, como a abordagem com uma psicóloga”.

O espaço, reforça a especialista, ajuda a melhorar a imunidade da criança e tem um efeito direto na própria recuperação, no sentido em que interrompe a rotina do ambiente hospitalar “com leitura, estudo, jogos e brincadeiras. A criança apresenta resultados mais rapidamente com essa oportunidade de distração”.    
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
 
 
01 Julho
No dia 1 de julho, a Fundação Rui Osório de Castro (FROC) organiza o seu evento anual de angariação...
22 Setembro
A 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) irá organizar um evento onde a realidade...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorrer o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.