PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


UHDC presta anualmente apoio a cerca de cinco mil doentes com cancro
2014-08-15
Fonte: press release

Para assinalar o Dia Mundial da Ajuda Humanitária, que se comemora a 19 de agosto, a União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) faz uma análise positiva dos 15 anos que tem dedicado ao apoio a doentes com cancro e seus familiares, ajudando cerca de cinco mil pacientes por ano. 

Vinculada ao lema “Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós”, a UHDC é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência, sem fins lucrativos, que procura apoiar os doentes com cancro e seus familiares, mediante a prestação de diversas valências de apoio, inteiramente gratuitas.

Em Portugal, a União foi pioneira na criação de quatro tipos diferentes de apoio a doentes com cancro: consultas de Apoio Médico e de Psico-Oncologia, Linha Contra o Cancro e Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico. Ao todo, a UHDC disponibiliza 16 valências multidisciplinares, apostando no apoio psicológico e social, domiciliário, hospitalar e médico, refere a associação numa nota de imprensa.

A especialista Cláudia Costa lembra que “o humanitarismo é o pilar de intervenção da UHDC que serve de minimizador do sofrimento dos doentes. O cancro pode ser uma doença traumatizante, pelo que é fundamental dotar os doentes e os seus familiares de informação clínica sobre a doença.”

A especialista avança ainda que “o apoio dado pela UHDC não é unicamente informativo. Procuramos diariamente conseguir corresponder aos anseios e expetativas de todos os doentes oncológicos e seus familiares, pelo que o apoio emocional ganha um grande peso na nossa atividade”.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.