As consultas gratuitas de Psico-oncologia promovidas pelo Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRA-LPCC), sediado na Terceira, estão disponíveis para os doentes e familiares.
Apesar do serviço estar em funcionamento desde o início do ano, a procura ainda é reduzida o que, no entender de Gonçalo Forjaz, presidente do NRA-LPCC, se deve ao desconhecimento da população sobre a existência destas consultas.
“As pessoas aqui ainda estão pouco familiarizadas com isso. Tendem a centrar-se muito no hospital e a não procurar outras alternativas, mas temos feito a divulgação do serviço, que é gratuito”, refere.
Duas psicólogas que trabalham em regime de voluntariado para a Liga estão à frente das consultas de Psico-oncologia, dando apoio aos doentes e familiares. Os interessados em usufruir deste serviço terão apenas de marcar uma consulta na sede do núcleo, em Angra do Heroísmo, através do telefone 295 212 345.
Para já, o serviço está apenas disponível na ilha da Terceira, mas os responsáveis têm intenção de o alargar a outras ilhas, tendo já em perspetiva o Centro de Oncologia dos Açores, em Angra do Heroísmo, onde as consultas serão feitas em gabinetes individualizados.
A Liga sublinha que as consultas de Psico-oncologia prestam apoio psicológico especializado e promovem uma melhoria significativa da qualidade de vida dos doentes e dos seus familiares, tendo como finalidade reduzir o tempo de recuperação clínica, melhorar a compreensão dos doentes sobre a doença e diminuir os índices de perturbações depressivas e ansiosas.